domingo, 28 de agosto de 2011

Beleza



Às vezes eu percebo que beleza não é algo superficial, como um rosto bonito e um sorriso perfeito, beleza é algo que floresce do interior! Tenho visto tantas pessoas “lindas” por fora e podres por dentro. E vejo tantas pessoas lindas por dentro que acabam se tornando lindas de qualquer forma! Aparência não quer dizer muita coisa.

A beleza é algo que me chamou hoje, porque algumas coisas não tão agradáveis também me chamaram a atenção hoje. Fiquei pensando se seria mesmo necessário tentar vestir milhares de máscaras e sair me apresentando por aí como uma pessoa longe de ser o que eu sou, aquele “eu ideal”.

Acho uma maluquice pensar em ser um “eu ideal”, de fato eu não sou uma pessoa agradável para muitas pessoas, a julgar pelos poucos amigos que eu tenho, não devo de fato ser uma pessoa agradável. Às vezes, quando eu estou bem doida, eu gostaria de ser a pessoa ideal para alguém, mas isso significa ter de mentir pra mim mesma e acho um preço muito alto a se pagar.

Não sou também nenhum exímio de amor próprio, se assim o fosse já teria abandonado coisas, pessoas e amores há muito tempo. Mas eu estou tentando, a cada dia eu tento um pouco mais e se alguém quiser gostar de mim, vai ter que gostar de mim imperfeita do modo como eu sou, com minhas esquisitices, minhas fragilidades, meus defeitos e excentricidades. Porque isso também faz parte do pacote.

Não se trata de arrogância da minha parte, acho que quando as pessoas têm de gostar da gente, elas simplesmente gostam, pela afinidade, por qualquer coisa, não preciso ser uma pessoa que eu não sou simplesmente para que gostem de mim. Não que a rejeição não seja dolorida pra mim, às vezes a vida gosta de pregar peças e me fazer gostar de pessoas que não gostam de mim. Mas o outro nunca é culpado por isso, a rejeição sempre será um sentimento meu, que sou eu quem sente e eu que tenho que me resolver com ele.

Já vivi alguns bons anos nessa vida e aprendi que me vender em troca da aceitação dos outros é um preço muito alto, porque no final das contas, é comigo mesma que eu tenho que conviver 24 horas por dia em 365 dias por ano. Ou seja, se há realmente alguém nesse mundo que eu tenho que estar bem esse alguém é eu mesma. E a vida sempre dá um jeito para não nos sentimos completamente sozinhos nesse caminho, quando parece que está difícil demais surgem pessoas, situações, momentos que nos inspiram, que nos acalentam, que nos dão um pouco mais de força para continuarmos.

E a vida é em si mesma uma prece à beleza, não a essa idéia insana de beleza que vemos por aí, de corpo perfeito, escultural e bons modos. Beleza não é uma coisa. Beleza é uma inspiração, é uma energia, uma conexão. O nascer do sol é lindo não porque ele é uma coisa, mas porque ele nos inspira beleza.

Então, se há algo que eu sempre digo a mim mesma é: Não se venda! Às vezes é realmente difícil, às vezes é realmente doloroso, às vezes dá vontade de chacoalhar o outro e berrar: “Me aceita assim mesmo”, mas não temos o controle sobre os outros, não existe uma fórmula, não há como se obrigar a gostarem da gente. Podemos vestir milhares de máscaras, mas isso soa tão superficial que todos percebem. Infelizmente eu não sou uma peça que qualquer um pode moldar para me ter sob medida. Eu até gostaria que assim fosse, pois quem sabe isso resolveria a questão da rejeição. Mas não é bem assim que a banda toca. Até porque não estou aqui para servir, mas pra compartilhar. Assim sendo você não gostar de mim é um direito seu, da mesma forma que lidar com a rejeição é um problema meu e vice-versa.

Beleza é, assim simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...